António Lapão | Percorreu de bicicleta a EN2
- Jorge Monteiro
- 15 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2024
António Lapão, agente principal aposentado da PSP, docente formador, na área jurídica, na Escola Prática de Polícia em Torres Novas e Escola Prática da GNR na Figueira da Foz e, saliente-se, ex-atleta do Clube Académico de Santana, percorreu de bicicleta a estrada N2.
Trata-se da mais longa estrada de Portugal e uma das mais extensas do mundo. Ao longo de 738km percorre Portugal de lés-a-lés entre Chaves ao norte e Faro no Sul, e é considerada uma das mais míticas rotas de sempre.
Foram 9 dias a pedalar para percorrer mais de 800km, incluindo os já referidos 738km da EN2. Fica aqui um resumo diário desta viagem:
Dia 1: saída de Feces de Baixo, em Espanha, em direção ao 'marco quilómetro zero' em Chaves.
Dia 2: saída de Vila real, passagem pelo Douro vinhateiro com paragem em Peso da Régua, Lamego e Castro Daire. Total de 70km com elevação superior a 1050 metros.
Dia 3: saída de Castro Daire, passagem por São Pedro do Sul, Viseu, Santa Comba e chegada a Penacova. Total de 120km.
Dia 4: saída de Penacova, Poiares, Góis, com chegada a Pedrógão Grande. Total de 74km.
Dia 5: saída de Pedrógão Grande, passagem pela Sertã, Vila de Rei, com visita ao centro geodésico de Portugal e chegada a Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Total de 73km.
Dia 6: de Abrantes até ao parque de campismo próximo de Mora, num total de 76km.
Dia 7: saída de Mora, passagem por Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Torrão e chegada a Odivelas, num total de 114km.
Dia 8: saída de Odivelas do Alentejo, com destino a Castro Verde, com passagem por Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Ervidel, num total de 71km até Castro Verde.
Dia 9: de Castro Verde até Faro, num total de 96km.
Texto / Fotos:
e







Comentários