Banda de Santana participa em Espanha nas comemorações dos 900 anos da Auto Investidura do Infante D. Afonso Henriques
- Jorge Monteiro
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
"A convite da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) para as comemorações dos 900 anos da Auto Investidura do Infante D. Afonso Henriques, com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a Banda de Santana da Figueira da Foz irá participar nestas festividades que envolvem, além da SHIP, também a Fundação Afonso Henriques de Zamora e muitas outras entidades de Portugal e de Espanha.
No dia 7, a Banda de Santana partirá cedo rumo ao país vizinho. A cidade de Salamanca servirá como “quartel-general”, onde se saciará o estômago e depois a pernoita, havendo tempo para retemperar forças.
De tarde, seguiremos para Zamora para realizarmos um ensaio de colocação nos Jardins da Fundação Afonso Henriques, de forma a garantir que tudo esteja pronto para o início do concerto previsto para as 17h30, onde as entidades, os oradores, conferencistas e as comunidades de ambos os países, assistirão ao concerto que a Banda de Santana fará, a qual executará temas musicais que o maestro da santanense escreveu para o efeito.
Sendo a única banda a realizar essa “performance”, todos estarão plenamente conscientes da responsabilidade assumida. Para isso têm trabalhado com dedicação e empenho para que tudo decorra sem falhas nem contratempos.
Neste dia 8 de junho de 2025, domingo de Pentecostes, estaremos então em Zamora, com a Grã Ordem Afonsina (de Guimarães) e a Fundación Rey Afonso Henriques (de Zamora/Bragança), para assinalar e festejar os 900 anos da auto-investidura do infante Afonso Henriques como Cavaleiro, na Catedral de Zamora. Na vida pública de Afonso Henriques, este foi o primeiro gesto público da sua vontade real, sendo, então, muito jovem (15 anos de idade). Neste dia, declarara-se que estamos a abrir as portas do 9.º Centenário de Portugal.
Nesse dia, a Banda de Santana, das Chãs – Leiria e a Banda Mirandesa de Miranda do Douro, executarão, em frente à referida Catedral, os seguintes hinos: “Hino Patriótico”, “Hino da Carta”, “Hino da Maria da Fonte” e “Hino da Restauração”.
Esta execução será conjunta, sob a coordenação e batuta do maestro da Banda de Santana. Seguir-se-á um desfile individual, desde esse local até à Praça Maior, onde os mesmos hinos serão novamente interpretados, encerrando com a execução solene do nosso Hino Nacional.
Será um fim de semana repleto de responsabilidade, mas também haverá espaço para desfrutar das paisagens e explorar as zonas históricas das cidades referidas, constituindo um verdadeiro “bónus” pelo esforço e dedicação dos músicos, da direção e de todos os envolvidos.
Por último, agradeço o empenho, a ajuda e a cooperação da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Sem esse precioso apoio, não teria sido possível concretizar este objetivo e responder afirmativamente a este honroso desafio, que certamente ficará registado na história da Banda de Santana e do Município da Figueira da Foz. O nosso sincero obrigado."
(texto de Francisco Manuel Relva Pereira - junho / 2025)

Comentários