Comissário José Freitas | Comandante da PSP
- Jorge Monteiro
- 8 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de fev. de 2024
José Augusto Silva Freitas, de 54 anos, é o comandante da Divisão da PSP em regime de substituição, cargo que deverá desempenhar durante, pelo menos, um ano. Assumiu funções na sequência da saída de Mário Quintal, de quem era adjunto. É o primeiro polícia figueirense (residente em Santana) a comandar a Figueira da Foz em cerca de 20 anos. Começou a carreira, em 1989, como agente.
Do seu vasto currículo, que inclui, ainda, as funções de chefe de esquadra e comissário, destaca-se o comando, durante 13 anos, da Esquadra de Investigação Criminal local. A progressão na carreira teve como base a Escola Prática da Polícia. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, José Freitas reconheceu que há vantagens e desvantagens de estar a comandar a “sua” Divisão da PSP.
A vantagem, defendeu José Freitas, é “conhecer os elementos policiais e a realidade do processamento do serviço”; a desvantagem “poderá ser a afinidade que já existe entre as pessoas, mas são questões que são facilmente ultrapassadas”. O novo comandante tem como adjunto António Batista.
Os novos responsáveis da PSP da Figueira da Foz têm sob a sua responsabilidade a segurança de bens e pessoas em quatro freguesia urbanas, que congregam cerca de metade da população do concelho. Por sua vez, a cidade regista dos mais baixos níveis de criminalidade do país, onde não tem havido crimes violentos ou graves.
Texto / Foto: Diário As Beiras de 17.11.2020

Comentários