Eletrificação do Concelho da Figueira da Foz
- Jorge Monteiro
- 2 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.
Corria o ano de 1921 quando a cidade da Figueira da Foz se viu iluminada pela primeira vez através da eletricidade: nesse momento histórico, a iluminação pública e particular começou a ser instalada nos bairros Novo e Esplanada Silva Guimarães, a partir de 20 de julho, após o contrato firmado entre a Companhia Eléctrica Figueirense e a Assembleia Figueirense.
Em 1927, a eletricidade avançou em termos organizacionais com a criação dos Serviços Municipalizados de Electricidade e Água da Câmara Municipal da Figueira da Foz (SMFF).
No entanto, só cinquenta anos depois, o ano de 1971 marcou um momento simbólico: o concelho foi considerado o primeiro em Portugal a ser totalmente eletrificado, quando a última povoação ainda sem luz, a Murtinheira (na freguesia de Quiaios), finalmente recebeu eletricidade.
Em Santana, Ferreira-a-Nova, Santo Amaro da Boiça e Foja, a luz elétrica foi inaugurada em 7 de dezembro de 1952, conforme noticiou o jornal Notícias da Figueira na sua edição de 06.12.1952 (ler aqui).

Comentários