Inauguração da Luz Eléctrica em Santana, Ferreira-a-Nova, Santo Amaro da Boiça e Foja,| 06.12.1952
- Jorge Monteiro
- 30 de set.
- 2 min de leitura
Notícia sobre a inauguração da luz elétrica em Santana, Ferreira-a-Nova, Santo Amaro da Boiça e Foja, cerimónia que teve lugar no dia 06 de dezembro de 1952.
"O Chefe do Distrito inaugurou a luz eléctrica na freguesia da Ferreira-a-Nova
No último domingo foi inaugurada a luz eléctrica nas povoações de Santana, Ferreira-a-Nova, Santo Amaro da Boiça e Quinta de Foja.
O acto teve a assistência dos srs. dr. Eugénio de Lemos, ilustre Governador Civil do distrito, dr. Álvaro Malafaia, presidente da Câmara, coronel Pereira de Almeida, comandante militar, tenente Adelino Soares, comandante da PSP, coronel Fausto Correia, comandante do regimento de Artilharia Pesada nº 3, comandante João Carlos Trindade, capitão do porto, tenente Viegas, representante do comandante de Metralhadoras nº 2, capitão Boaventura Militão, presidente da comissão de assistência, Américo de Oliveira, Miguel Veiga Gaspar e João Alves, administradores dos Serviços Municipalizados e outras individualidades em relevo neste concelho.
A povoação de Santana a mais populosa das que agora receberam tão importante melhoramento, esteve em festa todo o dia.
Quando o sr. dr. Eugénio de Lemos ali chegou a Filarmónica Santanense executou a "Maria da Fonte". Formou-se em seguida um cortejo que se dirigiu à cabine e quando o ilustre chefe do distrito ligou o manípulo da luz, subiram no ar foguetes e morteiros.
Seguiu-se uma sessão solene na sede da Filarmónica Santanense, que foi presidida pelo sr. Governador Civil. Fez uso da palavra o sr. António Paulino de Oliveira, da comissão de melhoramentos de Santana, para agradecer a comparência das autoridades e manifestar o contentamento dos povos agora beneficiados. Referiu-se a outras aspirações de Santana, como sejam a construção dum novo edifício escolar e a conclusão da reconstrução da estrada que atravessa o lugar. Finalizou com palavras de elogio a Salazar o que provocou uma vibrante salva de palmas.
O revº Miguel Ferreira, prior de Maiorca, disse da sua alegria por ver beneficiados lugares que lhe são queridos e salientou a união dos santanenses que procuram conseguir o engrandecimento da sua terra.
Depois o sr. Miguel Veiga Gaspar, fez calorosa saudação aos srs. governador Civil e presidente da Câmara e destacou a obra dos Serviços Municipalizados. Rendeu louvores ao pessoal técnico dos Serviços que fizeram a electrificação inaugurada em 2 meses e uma semana.
O sr. presidente da Câmara falou da actividade municipal, afirmando que no nosso concelho presentemente 78 povoações têm luz eléctrica.
Por último o chefe do distrito agradeceu o acolhimento do povo e referiu-se à obra do Governo. Encerrou a sessão com um viva a Portugal, entusiasticamente correspondido.
Os visitantes seguiram depois para o edifício da escola primária onde lhes foi servido um "copo de água" que serviu de pretexto para saudações.
A comissão de melhoramentos de Santana, composta dos srs. D. Mónica Sampaio e Nora, Vasco Simões, Manuel Alberto Cabeço e Silva, António Paulino de Oliveira e Carlos Alberto Cardoso, e as senhoras da terra dispensaram aos convidados as maiores gentilezas.
A electrificação das povoações do norte do concelho agora inaugurada, feito pelos Serviços Municipalizados com a comparticipação do Estado custou cerca de 900 contos.
Na ocasião da ligação das luz estavam já instaladas 142 baixadas para prédios particulares, sendo 120 em Santana."



Comentários