Jogo da Bola de Pau
- Jorge Monteiro
- 23 de jul.
- 1 min de leitura
O Jogo da Bola de Pau é um jogo tradicional português de pontaria e destreza, semelhante ao Jogo da Malha, mas com algumas diferenças nos materiais e regras. Em vez de se atirarem malhas metálicas, os jogadores lançam bolas de madeira com o objetivo de derrubar um pino (também ele de madeira), colocado a uma certa distância.
A Bola (um cilindro ou esfera de madeira maciça, com cerca de 10 a 15 cm de diâmetro) e o Pino (peça vertical de madeira, com 20 a 30 cm de altura), são os utensílios principais deste jogo.
Os jogadores ou equipas posicionam-se a cerca de 10 a 15 metros do pino. Cada jogador lança a sua bola de madeira, tentando derrubar o pino. Marca-se ponto quando a bola atinge e derruba o pino ou quando fica dentro da área definida para colocação do pino (geralmente um quadrado). Ganha quem derrubar o pino mais vezes num número determinado de rondas ou até se atingir um número de pontos previamente fixado (geralmente eram 30 pontos). O terreno pode ser de terra batida, relva ou areia.
Este jogo, como muitos outros da tradição portuguesa, promove o convívio intergeracional, o espírito competitivo saudável e valoriza os materiais simples, feitos artesanalmente.
Apesar de ser uma tradição que se está a perder, o Jogo da Bola de Pau permanece como um valor cultural importante em algumas localidades. Hoje, sobrevive apenas em manifestações esporádicas e informais entre praticantes mais idosos.

Comentários