google-site-verification=CikMQ90FidUj6FNShKo5KHyY17oDwxm11yEzwSavVLU
top of page

Quinta de Fôja

Atualizado: 29 de jul.

A Quinta da Fôja foi uma das propriedades do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no Baixo Mondego. O seu edifício principal é um imponente solar, marcado pela sua longa fachada simétrica e austera, virada a norte, flanqueada por torreões de planta quadrada. A eixo o volume apresenta a escadaria de acesso ao piso nobre. No piso térreo, duas passagens, dispostas a cada lado, permitem a comunicação para o jardim das traseiras da casa. 

No torreão poente desenvolve-se a capela de N.S. da Conceição, fundada em 1593, com serventia tanto pelo exterior como pelo interior do edifício. No pavimento encontra-se a campa de D. Tomás da Conceição, prior geral dos crúzios, falecido em 1810. 

No piso nobre é curiosa a disposição do que aparentam ser as antigas celas dos frades, ao longo do corredor, viradas para trás, para sul e para o vale do Mondego – compare-se com a situação oposta da Quinta da Almiara (que também pertenceu aos crúzios) situada a sul do Mondego, em que as celas se viravam para norte, também para o vale do rio.

Em 15 de Março de 1838, foi a Quinta de Fôja adquirida pela família Pinto Basto cuja posse se tem mantido.





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page